quinta-feira, abril 27, 2006

DILI CITY

Cheguei a Díli perto da uma. Que é altura certa para conhecer o personagem que me vai acompanhar sempre durante a estadia... assim bem coladinho! O infernal calor e a sua amiguinha miss humidade (essa malandreca...) Sim, esses dois andam sempre juntinhos e não dão descanso ao pessoal, dia e noite, não corre uma brisa! Um gajo dá um passo e fica todo suado... bendito AC! sem ele ninguém fazia nada neste pais.

O primeira impressão de cidade pacata logo desapareceu! Mais depressa cidade batata... e ratada pelo bicho...
A cidade é um caos de estradas esburacadas, carreiros de terra e lama e esgotos a céu aberto, animais por todo o lado, na estrada, no mato, nas casas, nos “caixotes de lixo” – que eu ainda desconfio que são mesmo é dispensadores de farnel para porco. E se juntarem a isto o facto de que quando chove nesta terra é aos baldes, podem imaginar o cenário que fica...
Uma coisa é certa, a população vai crescer! Nunca vi tanta criançada junta! São mais que ás mães! Vêem-se crianças a brincar por todo o lado, a andar pela estrada em fila para a escola, e por vezes até passam camiões de crianças! Camiões sim, daqueles grandes tipo obras com caixa e levam lá o maranhal todo dentro! Vai lá tudo dentro a curtir e a cantar, é um espectáculo!
O problema é que as crianças, juntamente como os porcos e respectivos leitõezinhos - que devem estar na proporção criançada / mães (sem malicia...), mais as cabras, os cães, as galinhas e finalmente uma ou outra vaca que resolve pastar no meio da “estrada”, são parte muito activa do transito local.

Andar de carro é uma aventura!! Eles usam muito aquelas motoretas aceleras e andam naquilo sempre a pensar na morte da bezerra... e depois põem-se a jeito!! Já iam marchando uns poucos! Por outro lado existe um bilião de taxistas nesta terra e andam sempre a 1 á hora... é um stress!! Mas quando levam pessoas lá dentro andam á abrir como se não houvesse amanhã!! E refilam os mens!! E pior! Estão sempre a apitar!! É incrivél, estão sempre pi,pi,pi pi,pi,pi a chamar a atenção do pessoal... mas qualquer malai (estrangeiro) encaixa no quadro... mesmo que esteja a sair do seu próprio carro!! Será que eles não percebem? Mesmo quando estamos a pôr o carro dentro do quintal?! E estamos ao lado do carro?!?! Ainda a tirar a chave da porta?.... que eu não quero um taxi?
Aqui não há muitas regras para conduzir...há só as básicas! Tipo... tenta não bater!! ou.. tenta não matar o porco!! Ou o cão!! E todas elas aplicadas no momento exacto antes de acontecer a bronca!
Também não há escolas de condução. É como já foi em Portugal... quem já sabe ensina o outro!... Bem... isso funciona quando alguém já sabe!!
E isto tudo a conduzir pela esquerda. No inicio foi violento mas depressa apanhei o jeito e já ando aí na maior!! No nosso jipaço a dominar o asfalto! ... A 40 à hora pois com tanto buraco não dá para mais. Entre a minha casa e o trabalho apanho uns 200 metros tipo montanha russa de lama e pó onde nem se consegue meter a terceira. Os pobres coitados que andam a pé é se amanham... é a vida.