terça-feira, maio 09, 2006

Isto está a apertar!

Pois é pessoal, grande confusão.
É preciso pontaria... resmas de momentos em que estes gajos podiam arrebentar com o esquema e escolheram logo quando eu cá estou!

Bom, devem andar a seguir as coisas aí em portugal... mas já percebi que as noticias que chegam são um pouco alarmistas. Tenho seguido a Lusa e dá para ver o estilo...
A verdade é que nas ultimas duas semanas não se passou nada! Para além da manif de sexta 28, do tiroteio seguinte e de uns incidentes localizados fora de Dili isto tem estado calmo.
Tenho feito a minha vida normal... com algumas restrições à noite, e com a mala semi-feita para evacuar a qq hora. Mas o dia a dia faz-se entre o trabalho e casa e por isso não notamos nada de especial... a cidade está bastante mais vazia... mas eu até gosto mais assim.

É uma seca viver nesta expectativa! E os rumores?! Bem, nunca imaginei o poder dos rumores! desde essa sexta que os rumores dominam a cena quotidiana e fazem dos dias uma incerteza constante. Ando sempre com o portátil ás costas... que é a única coisa de real valor que tenho.. para além da vida claro!
Isto é tudo uma politiquise da treta! É uma parte da Fretilim a querer derrubar o governo... só que no terceiro mundo, estas coisas facilmente descambam para um golpe de estado ao estilo de "guerra civil para mais trinta anos".

Para além disso há todas as teorias de conspiração acerca do envolvimento de potencias tipo USA e Australia a dár força aos contestatários... A ideia no ar é que quem dominar o partido Fretilim domina o orçamento de estado e os lucros do petróleo e se fôrmos a ver bem, existe muita gente a querer pôr a mão nesse negocio.
Para além disse o embaixador dos EUA fez declarações alarmistas e duvidosas quando tudo ainda estava bastante calmo e a funcionar normalmente.
Os Américas já evacuaram o pessoal da peace corps todo e também por isso foram acusados de ser alarmistas e darem demasiada importância a uma situação que requer a atitude contrária. Quanto menos importância se der a este assunto, menos força tem os contestatários. Por isso os Américas vão-se lixar e acho que nunca mais voltam a Timor.

Po um lado há a indonésia que já se está a por a jeito para "ajudar" a conter a cena, por outro os austrálias já avisaram que entram à bruta se a coisa ficar preta.... estão a vêr o cenário não?

Parece que hoje as coisas aquecem... temos um contacto priveligiado com alguêm que anda envolvido nas negociações entre os dois lados e contou-nos que hoje ao meio-dia acaba o prazo para o PM se demitir. É uma exigência dos 10 distritos mais ocidentais de Timor Leste que apoiam os militares peticionários - que a meu ver não passa de uma desculpa para derrubar o governo. Mas é assim... com 80% de analfabetos e a uma história de guerilha e fuga não seria de esperar outra coisa... qualquer fanfarrão chega e manipula o cenário a seu favor.

Democracia?!? isso fica para depois!... sabes qual é a opinião generalizada sobre o Alkatiri ? é que é arrogante e antipático... e o pessoal aqui não gosta de dirigentes assim. Por isso faz-se uma guerra para remediar a coisa.
Á conversa digo-lhes "épa dirigentes arrogantes temos nós ao pontapé e não lhes pregamos um balázio!!" - sabes o que eu sinto? é que este pessoal tem sede de guerra. Já não é o primeiro que me faz sentir isso. Acham que resolvem tudo à porrada! Aparentemente são muito pacificos... mas têm o pavio curto.

Parece que ontem morreu um policia em Ermera e isso veio agravar o cenário por isso hoje fomos convocados para uma reunião de emergência sobre segurança na embaixada de portugal.É a primeira vez que nos convocam por isso é capaz de ser grave, se calhar temos de avacuar... e quem sabe voltar a portugal. Tenho pena se isso acontecer.
De qualquer maneira andamos preparados para todos os cenários e esse é dos melhores... Pior é ficar cá com isto tudo a arrebentar e depender dos nosso "planos de emergência" para salvar a pele.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ora viva Diogo!

Tenho acompanhado o que aí se está a passar... espero mesmo que seja água com pouca fervura que não chegue às escalpadelas.

Que raio de pontaria para se chegar a essa terra. Eu se estivesse por essas bandas ía mas é dar uma curvinha à Austrália, Nova Zelândia, por "aí"!...

Se precisares de algum contacto, tenho um primo que vive em Melbourne que não tenho dúvidas poder dar-te um "help".

De resto, como corre o trabalho? É o que estavas à espera?

Mais logo vou com uns Amigos jantar ao Eduardo e beberei uma "bugeca" à tua saúde :)

Um abraço,

Carlos.

7:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home