quinta-feira, junho 08, 2006

A Invasão

O exercito australiano conseguiu transformar esta cidadezita pacata num campo de treinos para a cambada magala bifa e acabaram com a relativa tranquilidade que cá se vivia, pois passam o dia e a noite a brincar com os seus brinquedos de guerra pela cidade toda! Está certo que os últimos tempos não tem sido calmos, mas agora o ambiente que se vive dentro da cidade é bastante desagradável com a agravante de que a presença australiana tem-se revelado completamente inútil a lidar com estas situações dentro da cidade.
Ainda estou para perceber porque é que andam a patrulhar a cidade com tanques... Os Timorenses andam com catanas e fisgas...

Por cá já reina uma desagradável sensação de que o pais foi pura e simplesmente invadido pela Austrália... é o país com maiores interesses económicos instalados em território Timorense e entrou por aqui com a infantaria toda em peso.
O cenário já começa a ficar mais óbvio... inclusive o povo australiano já começa a dar conta pois os jornais já exploram a coisa por esse prisma.

Teorias da conspiração à parte a verdade é que todas as tropas que estão cá estão sob as ordens Australianas. E as únicas que não estão são os nossos GOE e GNR. E entre esses e os Australianos já está a haver fricção! E este não é rumor (daqueles que circulam aos milhares por este pais)... sei por falar com eles pessoalmente – aqui ando muito bem relacionado!

Se não vejam o seguinte.
A semana passada a nossa casa foi ocupada por uns adolescentes manhosos. Nós já não estávamos lá a viver pois a situação por aquelas bandas estava tensa e decidimos ir passar uns dias mais para o centro da cidade até aquilo acalmar. Ora eles percebem logo quando a casa está vazia e assaltam e saqueiam tudo!
Demos por isso quando o Álvaro, num giro de rotina para ver se estava tudo ok... ia a entrar no quintal e vê os mens a aparecer! Bom... pernas para que te quero! Telefona-me e vamos juntos buscar os GOE. Mas eles parecem um pouco reticentes e até nos chegam a dizer que vão “por especial favor” que nem deviam estar operacionais pois havia atritos com os austrálias! Ora isto para nós era novidade... não poder-mos sequer contar com as nossas forças nacionais, é suficiente para começar-mos a odiar os austrálias!! Então por causa das trincas políticas/económicas deles não posso contar com a minha segurança? A verdade é que estas coisas facilmente atingem negativamente a vida dos simples peões que por cá andam.
É que pelos vistos os austrálias não gostaram de passar pela má figura de quem não faz nada e se limita a ver as coisas a serem saqueadas e queimadas! Para depois chegarem os GOE darem dois gritos e umas palmadas no ar e a multidão saqueadora dispersar! Isto foi real, foi mesmo assim e foi mesmo aqui ao lado do meu trabalho!

Voltando à casa...
Chegamos com dois GOE e ainda apanhamos meia dúzia de mafaricos dentro do quintal! Corre para aqui, corre para ali, gritos de ordem, armas no ar! o filme completo!! Tudo corrido a sete varas, ficámos com um “refém” enquanto o resto do gang ia ver das motorizadas roubadas... nisto aparece o vizinho, o filho e a mulher, que afinal até é cunhado do senhorio e que já tinha visto a casa naquele estado!!... “mas se o meu cunhado fugiu para indonésia eu é que tenho que tomar conta disto?!?”. Confrontados com a realidade destas situações em que vale o “salve-se quem poder” acima de tudo, acabamos por deixar ir o preso e desistimos da ideia de alguma vez voltar àquela casa.
Nós sabia-mos que vandalizarem a casa não estava distante...por isso já tínhamos retirado de lá tudo o que era nosso e da empresa.

Isto já foi à mais de uma semana

Entretanto chegam os tão aguardados GRN!! Todos esperavam por eles. Nunca na minha vida tinha visto tanta gente gostar dos GNR! Tanto Timorense que todos os dias me perguntava quando eles chegavam... é que pelos vistos são os únicos que arreiam grossa porrada na farta vilanagem!! E é mesmo disto que esta cidade neste momento precisa! não é de uns bifes a passear de tanque com um ar pachola e a distribuir 1 dólar ás criancinhas por cada palavra que dizem em inglês!!
Entram na cidade aplaudidos e submersos num mar de pétalas de flores por uma multidão de Timorense que vê neles a solução para o actual problema... mas o que eles não percebem é que o problema maior, a raiz do problema ainda está por resolver!

Os governantes deste pais não se entendem!
E não é de agora, eles já andam ás turras desde que uns ficaram a segurar o forte durante 24 anos no mato e outros foram fazer a luta diplomática para o estrangeiro!
Desde então começaram lentamente a percorrer caminhos divergentes e a determinada altura a necessidade de tornar apolítica a resistência Timorense foi a gota de água. Os teóricos políticos no exterior não viram isso com bons olhos pois para eles a doutrina estava acima de tudo... mas para aquele que lutava no mato, só assim conseguia distanciar-se duma imagem “vermelha” e ganhar apoios e visibilidade internacional, que se revelou essencial para chegar à independência.
Se suma-mos a isto uma população maioritariamente agrícola e iletrada com uma cultura fortemente étnica/regional que está habituadissima a andar em guerras (entre eles próprios ou contra invasores), que deu tudo pela liberdade e por um pais “democratico”, e que fartos de serem espezinhados não estão para aturar um primeiro ministro “arrogante”, temos o “barril de pólvora” perfeito para rebentar com esta frágil democracia.

E por falar em democracia... que raio de democracia é esta onde a bandeira nacional é igual à do partido maioritário?!? A maioria da população iletrada olha para um boletim de voto e vê uma bandeira igual à nacional... acham que vai fazer a cruzinha no quadradinho do lado?
A democracia não se conquista, aprende-se! Se em Portugal, 30 anos depois ainda está a ser “aprendida” não tenhamos ilusões que em Timor havia de ser diferente.
Escolas, professores e cultura, é disso que este pais precisa! Sem isso estão a construir tudo o resto sobre pés de lama.

Bom... Independentemente de quem motivou tudo isto e por que razões o fez, nu e cru o cenário actual dentro de Dili é este:

1- A Australia está cá com uma força de guerra muitíssimas vezes superior ao esperado (e desejado) e conseguiu sacar um acordo para cá ficar 10 ANOS!!
2- As tropas Australianas nada fazem para impedir as queimadas e os roubos das casas particulares e deixam inclusive saquear um armazém do governo cheio de computadores, mobília e instrumentos musicais.
3- Os austrálias deslocam-se a Portugal para negociar o comando das nossas forças armadas aqui em Dili.
4- Os GOE chegam para segurar a nossa embaixada mas acabam por também actuar de forma eficiente no conflito urbano (que é essa a sua especialidade) e logo os austrálias intercedem junto do governo a dizer que há sobreposição de missões, objectivos e... hierarquias – that’s what it’s all about!
5- Chegam os GNR, que vem com a missão especifica de policiar a cidade, ou seja intervir, fazer cumprir a lei, prender criminosos!... passado uns dias a mesma cena com os austrálias.
6- Querem retirar do governo o único gajo que fez frente aos vários avanços das várias sanguessugas capitalistas que andam a cortejar a economia deste pais – o Alkatiri (O gajo pode ser arrogante, mas não é estúpido!)
7- O nosso querido Horta “prémio nobel” é um vira casacas de primeira. Ora diz, ora desdiz. Esta semana é uma coisa depois é outra.
8- Os austrálias conseguiram entrar de tal maneira no pais que os políticos Timorenses ficaram de “mão atadas” ao ponto de deixarem crescer inimizades entre as várias forças armadas internacionais presentes.

Neste cenário não é de espantar que haja interessados em manter a desordem dentro da cidade para justificar a sua própria presença fortemente armada.